sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sobre as mulheres de escritores

Este texto encontra-se agora em Para ser escritor, Editora Leya, 2010.

5 comentários:

  1. Na boa, acho que a Valesca tem deixado o Assis Brasil desprotegido ultimamente...

    ResponderExcluir
  2. A Vanessa me apoia e gosta do que escrevo. Costuma ler antes de todos e dar pitacos supersensatos. Já deixei de passar boas vergonhas graças ao seu bom-senso! Entretanto (sempre há um entretanto...), há um certo ciumes. Creio que isso não aconteça com você, por ser profissional e ganhar a vida escrevendo, mas comigo, que sou um semi-profissa (já que escrevo somente para veículos de distribuição gratuita e não ganho nadinha de nada por isso), o ciume da minha patroazinha bate. E às vezes bate forte! Haja jogo de cintura.

    abç

    ResponderExcluir
  3. Esse tal de "caos criativo" me lembrou uma citação de C. Lispector (ou o narrador) de “A hora da estrela” a respeito de Macabea: "ela era um acaso na vida...um feto jogado na lata de lixo embrulhado em jornal.” “Eu ( o narrador) só me livro de ser apenas um acaso porque escrevo.”
    Eu gosto de escrever como passatempo, ou melhor, escrevo quando a vida se torna quase insuportável, para afastar a ansiedade e os demónios que me habitam.
    José Adolfo Welter

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Kiefer! E ainda ouvimos por aí que não existe mais machismo. Eu terminei o curso de Letras há um ano, me especializo em Leitura e Produção Textual e escrevo sempre que posso; às vezes, penso que seria muito bom ser um rapaz, pra não precisar lavar minha roupa e ajudar a fazer comida lá em casa...
    Abraço,
    Me emociono sempre que leio os teus livros...
    Ivanete Mileki
    Vista Alegre do Prata

    ResponderExcluir
  5. Perpetua Nebbenk31/3/10 07:19

    O amor é intrínseco a mulher. No entanto, para ser uma "boa escritora", as vezes devemos abdicá-lo. Logo, sofremos. Logo, escrevemos. Já para o homem amar e ter alguém é um exercício de ser um pouco mulher e isso permite que ele escreva ainda melhor.
    Como dizia Clarice Lispector "o destino de todo mulher é um dia ficar só... " acredito que esse destino é para mulheres que optaram pelo destino da escrita.

    ResponderExcluir