quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dez grandes contos de mulheres

No dia 08 de março, como já afirmei aqui, vou lançar uma nova antologia de contos escritos exclusivamente por mulheres, o Outras mulheres, que reúne contos de 16 alunas de minhas oficinas literárias, contos escolhidos por concurso, do qual participaram mais de 80 escritoras.

Enquanto o livro não chega às livrarias, indico aqui a lista de meus 10 contos preferidos escritos por grandes escritoras de vários países. A ordem é a aleatória, não segue sequer a alfabética. O que significa dizer que não tenho preferência de classificação por nenhum deles. São apenas 10 contos de que gosto muito. Poderiam ser 100.

1) “Um bom homem é difícil de encontrar”, de Flanery O´Connor (EUA)

2) “O passarinho dos domingos”, de María de Montserrat (Uruguai)

3) “Um tiro de misericórdia”, de Marguerite Yourcenar (França)

4) “Mãe”, de Lídia Seifullina (Rússia)

5) “Uma xícara de chá”, de Katherine Mansfield (Nova Zelândia)

6) “Big Loira”, de Dorothy Parker (EUA)

7) “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector (Brasil)

8) “Venha ver o pôr-de-sol”, Lígia Fagundes Telles (Brasil)

9) “A figueira de Judas”, de Katherine Anne Porter (EUA)

10) “A duquesa e o joalheiro”, de Virginia Woolf (Inglaterra)


Não é por acaso que incluí 3 autoras norte-americanas. Poderia fazer a lista somente com escritoras do país do Norte. Em nenhum lugar do mundo a mulher é tão respeitada quanto lá.

Sem igualdade e sem respeito, fica difícil escrever, não é mesmo, gurias?

7 comentários:

  1. Não sei não, gurias, mas acho que o que o professor está dizendo quando nos coloca frente a frente com essa "turma da pesada" é se puxem....

    ResponderExcluir
  2. Essa danada da Ana é pra lá de sábia! Foi isso mesmo, gurias: se puxem. Pra entrar pra esse time tem que trabalhar, trabalhar, trabalhar. Como eu digo em aula: ostinato rigore, ostinato rigore!

    CK

    ResponderExcluir
  3. Não precisa muita sapiência, é só ser tua aluna por mais de duas semanas que a gente já começa a sonhar que, se não fizer direitinho, o tal do Ostinato Rigore vem puxar nossos pés...

    ResponderExcluir
  4. Bah, a Clarisse, ela é demais!!!!!

    Li muita coisa dela nas férias...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, Lygia Fagundes Telles é a melhor contista brasileira, e uma das melhores da literatura universal. É muito justo que esteja nessa seleção.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Natalia Setubal24/1/10 16:14

    O CONTO me faz a cabeça e não é de hoje. Em que pese o gosto por ele e as muitas leituras até hoje não me senti capaz nem de dar um pontapé inicial. Já ousei no miniconto (teve uma época que era uma mania, até) e na crônica, outro gênero que curto muito. Quem sabe não vai ser em 2010 que eu me surpreenda? Afinal, tá escrito na minha lista de desejos p/ 2010: "1) Fazer uma oficina de contos bem bacana;".
    Sobre a lista do Mestre Kiefer: perfeita, o mestre listou tá listado. Pra mim, K. Mansfield, além de genial-escritora, é a primeira-dama do conto. Dela, eu destaco também "Je ne parle pas français" e " A casa de bonecas".

    ResponderExcluir
  7. PERPÉTUA NEBBENK18/3/10 12:39

    cLARICE É COM CCC E NÃO COM DOIS SS SENOR MONTAG!

    ELA ODIAVA QUE TROCASSE O NOME DELA!

    ResponderExcluir