terça-feira, 1 de março de 2011

Para ser escritor, nova edição

Recebi hoje uma boa notícia. Eu diria até que é uma grande notícia. Tainã Bispo, minha editora na Leya Brasil escreveu-me dizendo que o livro Para ser escritor está indo para a segunda edição de 3 mil exemplares.

Isso significa que o livro vendeu, entre 05 de novembro, quando foi lançado na Feira do Livro, e hoje, 01 de março, 3 mil exemplares.

Ou seja, em breve teremos mais 3 mil escritores no mercado brasileiro do livro, já que a obra se destina àqueles que desejam ser escritores, como o título anuncia.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, dizia Camões. Antigamente, as pessoas queriam ser leitores. E eram. Platão chegou a afirmar que uma casa sem livros era um corpo sem alma. E os gregos, é bom lembrar, não tinham máquinas impressoras rotativas, e acreditavam na existência da alma.

Ainda ontem, no enterro de Moacyr Scliar, a escritora Tania Faillace voltou a me criticar por causa das oficinas literárias. Ela pensa que eu e o Assis Brasil somos responsáveis pela falência da literatura, pois a cada ano colocamos no mercado editorial centenas de novos autores.

Entre as tumbas do cemitério israelita eu disse a ela que se as oficinas não servem para formar escritores, como ela pensa, são viveiros de novos leitores, até para os livros que ela escreveu.

Perguntem ao editor Ivan Pinheiro Machado, da LP&M, quantos exemplares de Cavalos do amanhecer, de Mário Arregui, ela já vendeu aos meus alunos e ex-alunos de oficina...

Perguntem aos editores de Raymond Carver ou de Bernard Malamud...

Para ser escritor é preciso – antes de mais nada – ler. E é o que os candidatos a escritores estão fazendo...

6 comentários:

  1. CK,
    SOU TESTEMUNHA DESSA TUA POSTURA... JAMAIS PROMETES A ALGUÉM QUE SERÁ UM(A) NOVO(A) MACHADO OU ALGO QUE O VALHA. TU APONTAS CAMINHOS POR MEIO DO LER, LER, LER, ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, REESCREVER, REESCREVER, REESCREVER... OU LANÇAR TUDO NAS CHAMAS...
    NO MÍNIMO, LÊ-SE COM MAIOR QUALIDADE E COM LUZES ILUMINANDO OS ESCRITOS PRÓPRIOS OU ALHEIOS...
    DE FATO, A COLEGA DEVERIA PARTICIPAR DE ALGUMAS AULAS PARA PERCEBER QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, OS ESCRITORES ESCREVEM PARA SEUS PARES...
    SAUDAÇÕES E ALTAS LETRAS, CK.
    ABRAÇOS, MEDINA.

    ResponderExcluir
  2. Charles,

    Parabéns por este sucesso. Gostei de te conhecer pessoalmente. Gostei de participar (como plateia) da entrevista que vc concedeu na Livraria Cultura, e gostei de ver que vc, tão capaz e tão importante, é na verdade "gente como a gente". Um cara simples, afável e solícito.

    Continuo seu aluno por aqui, a distância.

    abço forte
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. Confesso!Confesso que comprei seu livro "Para ser Escritor" por pura vontade de ser escritor(a ), confesso!
    Mas também confesso que ao ler seu livro fui ao meu encontro direto, sem rodeios. Também eu tenho gosto de ler vários e aos pouquinhos. Minha ânsia é demasiada! Tenho fome de leitura!Também fico extasiada diante de tantas vontades: a de ler tanto, a de ler tudo, quem sabe tirar algum atraso ou quem sabe sabedora de que tantos ainda a ler...tanto a aprender. Também sei que o bom escritor é antes de tudo um ótimo leitor. Mas há tanto a conhecer, vou procurar um artigo que me leva a outro, esse outro me leva a outro e esse a mais tantos outros! Sina doida essa!
    Em suma, obrigada por me fazer conhecer a mim mesma melhor e dar um alento de esperança a essa criatura que sempre sofreu por se achar inconstante e sôfrega demais! Uma delícia ler seus livros, me sinto no meu mundo mesmo! Obrigada, de verdade! Pena que daí do Rio Grande do Sul não me possa dar aulas. Gostaria de fazer sua Oficina Literária. Em muito ajudaria a organizarmeu entendimento, minhas leituras e sobretudo minhas escritas. Lia Henriques

    ResponderExcluir
  4. Charles!
    Fiquei sabendo da notícia da nova edição através do blog do Saul e vim aqui conferir: Parabéns! Li o teu livro e estás lá, em cada parágrafo, em cada texto, nas reflexões que extrapolam as linhas.
    Parabéns mais uma vez! Quem é/foi tua aluna, sabe como estimulas a leitura e cobras dedicação à literatura. Bj,

    ResponderExcluir
  5. Tuas oficinas formam ótimos leitores e aperfeiçoam os bons escritores. E nenhum outro lugar faz as duas coisas tão bem.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  6. teu livro "Para ser escritor" não serve somente para ensinar à escrever mas sobretudo incentiva a ler, pq todo aquele que almeja uma carreira de escritor deve ter um certo conhecimento literário-não quer dizer que deva ser uma"biblioteca ambulante" mas um mínimo possível se faz necessário!!! o mesmo acontece com o sucesso das tuas oficinas literárias sempre lotadas e com listas de espera...parabéns!!! bjsss

    ResponderExcluir