segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um engodo planetário

Durante seis anos, por essas curvas que o destino impõe à vida, dediquei-me à politica, trabalhando na área cultural de governo municipal e estadual.

Esses seis anos valerem, dou-me conta hoje, por seis faculdades, seis cursos de pós-graduação, seis mestrados e seis doutorados, tanto aprendi sobre o funcionamento do ser humano, sobre o funcionamento da mídia, sobre o funcionamento da própria sociedade.

Político, aprendi, não raciocina cientificamente, raciocina politicamente. E a realidade, para a política, é massa de moldar. Seres humanos, para a política, são meros acidentes de percurso. Ou de construção. Tijoletas, com que se constróem pavimentos ou catedrais. Não é por acaso que tantos politicos gostam do esquadro e do compasso.

E os políticos têm razão: a realidade não existe. O que existe é a percepção que temos da realidade. Uma mentira repetida mil vezes, especialmente repetida pelos meios de comunicação, transforma-se em verdade,  transforma-se em falsa percepção da realidade, ao menos por algum tempo. Infelizmente, para a política, a verdade tem queixo duro, é teimosa como um burrichó.

Ingênuos compram as verdades da mídia, que é o departamento de marketing da política. Como mais de noventa por cento da humanidade é ingênua, a mentira prevalece, em todos os campos.

Gente como esse Julian Assange, que criou o Wikileaks, não pode fazer parte da boiada humana. Quem quer um mundo de transparência, quem quer forçar o fim dos segredos, nos levará a uma guerra fratricida universal.

Nós precisamos da mentira, nós precisamos da ingenuidade.

Se todos conhecessem, a fundo, e sem ilusões, o verdadeiro funcionamento do que chamamos de sistema literário, prefeririam tornar-se pedreiros, e não escritores.

Se todos conhecessem a fundo o sistema jurídico, prefeririam tornar-se coveiros, e não advogados.

Se todos conhecessem a fundo o sistema de saúde, prefeririam tornar-se bailarinos, e não médicos.

Paro por aqui, para não ofener as outras categorias.

O aquecimento global é uma gigantesca falácia, um engodo planetário. Se você não quer fazer nada, faça reuniões, como dizia John K. Galbraith. Enquanto isso, os operadores ganham tempo. Os grandes arquitetos precisavam de tempo para mudar as matrizes industriais. Precisam de tempo ainda, por isso a mídia continua com a pagagaiada do aquecimento global. Talvez a mídia devesse dizer que precisamos de consumo de fósseis, que precisamos aquecer a atmosfera para não congelarmos de frio nos próximos anos.

Uma nova miniglaciação já começou. Após o Período Medieval Quente, seguiram-se três miniglaciações: a partir de 1.650; ao redor de 1.770; e também por volta de 1.850.

O futuro chamará o tempo entre 1.900 e 2008 de Período Moderno e Pós-Moderno Quente. Agora, estamos entrando na primeira miniglaciação do terceiro milênio.

Por isso, o governo dos EUA não deu a mínima aos tratados sobre aquecimento global. E se, agora, o raio que vem do céu prega o uso da green energy  não é por preocupação ecológica, mas por motivação política. Obama quer se livrar dos problemas políticos que a dependência da energia fóssil impõe ao seu país. Custa muito caro corromper governantes de países periféricos, fornecedores de matérias-primas. Custa muito caro manter uma máquina de guerra voltada para a contenção dos preços do ouro negro.

O aquecimento ou o resfriamento de nosso chãozinho depende do espaço sideral, do Sol, da força gravitacional de grandes planetas, e não dos nossos flatos e das nossas fumacinhas. O CO2, aliás, que produzimos, é ótimo para a Natureza: as árvores e as lavouras agradecem.

4 comentários:

  1. Interessante e instigante perspectiva. Broxante também, mas isso é problema de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Charles,

    Ter aprendido essa esplêndida frase valeu o artigo: "Se você não quer fazer nada, faça reuniões". Sensacional! Outra coisa boa foi saber que os bois podem soltar seus puns a vontade. Precisamos avisá-los, coitados, estão lá se segurando!

    Aliás, lendo este e o outro artigo teu, em que vc fala do assunto, concluo que, se eu precisar escolher entre o aquecimento ou esfriamento global, prefiro o segundo.

    abços
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. Então, como nos filmes, uma elite está preparando sua arca de noé! Não é de se admirar. Mas mesmo assim uma glaciação é algo forte demais para planos politiqueiros, o que me leva a pensar que esse pessoal (a elite e seus - nossos - políticos) é mais louco ainda, além do que imaginamos. e nós, a maioria desconhecedora disso tudo?! O que faremos? Abraços. P.S.: acho que confundi teu outro blog com esse. por isso, meu comentário sobre o layout!

    ResponderExcluir
  4. quem diria que algum tempo atrás se acharia que nossos gases, até os flatos do gado e o famigerado cO2{que só faz bem para as árvores e lavoura} seriam agora absolvidos?pois é...eu ja tinha lido sobre All Gore e sua verdade inconveniente e sobre tb sua versão contrária{era glacial}mas não sabia que ja era pra agora...será que ja neste inverno ja sentiremos a mudança? meu deus do céu!!! é alarmante!!! apavorante!!! pobre dos meus netos!!!!

    ResponderExcluir