sábado, 12 de fevereiro de 2011

O cometa Elenin, Scliar e o número 11

Fiz previsões ilárias para 2011, e fiz também ilárias ilações sobre o número 11. Observem que ilárias ilações, além de aliterante é hilariante: i-i.

Remeti, por e-mail, o texto sobre o 11 a exatas 111 pessoas, amigos e alunos. Apenas 2 (1 + 1), entraram em contato, o Ernani Magalhães e o Guido Koppitke. Ambos lembraram que para alguém com mais de 111 anos a mistificação do 11 não funciona. Claro, né? Matemárica é ciência exata.

Mas eu prefiro as inexatas. Entre a reta e a curva, prefiro a curva. É mais macia, mais doce, mais sensual.

Brincadeiras à parte, tenho mais uma previsão para 2011.

Profetizo que no dia 11 de setembro de 2011 as televisões do mundo inteiro mostrarão imagens magníficas do cometa Elenin, cruzando os céus noturnos. O Jet Propulsion Laboratory, da NASA, chama a esse cometa de C/2010X1 ou Hyperbolic Comet SPK-ID: 1003113.

Eu já disse ao Guido Koppitke e repito aqui: o que me interessa na matemática é a sua contraparte literária. Matemática, como qualquer ciência, é mythos, no sentido grego. Mythos é a boa construção das partes; mythos é qualquer narrativa. Um teorema, como aquele do Pitágoras, do quadrado dos catetos, é um conto perfeito. Ou, uma conta perfeita. Pouca gente sabe, mas conto deriva de computus, do latim, e que em português significa contar. O conto começou quando o homem das cavernas contou o número de coelhos que matou na caçada. "Matei 11", ele contou, depois de contar o número de bichos mortos.

Voltemos ao cometa Elenin e ao número 11, com sua simetria perfeita, seu anagramatismo fascinante.

O SPK-ID: 1003113 foi descoberto pelo astrônomo russo Leonid Elenin, de quem herdou o nome, como é hábito na astronomia. A matemática numera, a literatura nomeia. A matemática deve honra à literatura, pois o número é nome. Nume é divindade, poder celeste. Número, derivado de nume, vem do céu, da divindade. O número é o que mais se aproxima do divino, na terra.

Apliquemos literatura (que é brincadeira com a linguagem) a Elenin, o cometa. Vejam o nome do russo, que para nós, brasileiros, é o segundo nome ou sobrenome:

Elenin.

Eleven nine (onze nove). Ou 11 de setembro.

Moacyr Scliar está em coma (raiz de cometa), num hospital. Durante décadas, ele pesquisou o que chamava de nomes que condicionam destinos. Muitas vezes encaminhei a ele material para sua pesquisa. Se eu pudesse, mandaria mais essa ao Mico, meu amigo (Mico, apelido de Scliar; amicus, amigo, em latim).

O cometa Elenin (eleven nine) estará em periélio (o ponto da órbita mais perto do Sol), entre os dias 09 e 11 de setembro (que é o mês 9 do ano) de 2011.

Deus é mesmo um geômetra, não é, Scliar?

Místicos e loucos em geral ficarão apreensivos no nono mês de 2011. Teremos um raio que vem dos céus no céu, e em órbita perto da terra; e teremos, na Terra, outro raio que vem do céus ("barack o bama"), em órbita com grandes conflitos no Oriente Médio.

Esperamos que ele não use 11 raios contra 11 países de crença muçulmana.

11 comentários:

  1. Entreguei meu livro ao editor em 11/1/11.Vamos ver no que vai dar ...

    ResponderExcluir
  2. Onzes a parte, estou triste do Scliar estar em coma... tenho acompanhado... Curiosamente estou relendo o Anão do Televisor, um fantástico livro de contos do Scliar.

    Ah, faço aniversário dia 9 do 9. Nasci em 70. Será que há algum 11 aí? Pô, também quero fazer parte desse mito!

    Abço Cesar

    ps. avise a nós, seus seguidores aqui de Sampa, em qual Cultura será a sessão de autógrafos dia 27!

    ResponderExcluir
  3. As previsões ilárias estão muito interessantes. Espero pelas aulas de março. Que o Stefan Zweig lhe faça boa companhia.
    Alexandra

    ResponderExcluir
  4. De todas as ilações que conheço sobre o número 1, a mais importante para a humanidade - e de quebra, a mais bela - continua sendo a de que 1 + 1 = 2.

    (God damn it, Charles, em que quintal enterraste teu fiel Descartes, teu Wittgenstein?)

    ResponderExcluir
  5. Por essas e outras, Sócrates ressurge em mim com a célebre afirmação: "só sei que nada sei". Quanto a origem do conto, soube que a mulher das cavernas suspirara aliviada, dizendo ou pensando?: "Dormiram os 11" após o filho mais novo adormecer.
    Abraço e boas férias! Cátia Simon

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Sommer14/2/11 04:27

    Ao comentário de Cesar Cruz: basta multiplicar o 9 pelo 9 e subtrair o 70.

    ResponderExcluir
  7. espero que no dia 11 de setembro de 2011 as televisões do mundo todo mostre apenas imagens do cometa Elenin ou eleven nine {onze nove}ou 11 de setembro e não 11 raios contra 11 países de crença mulçumana.Isso sim seria uma catástrofe!!!! Por favor....Pare com isso,professor....seja mais otimista!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Cesar, some a idade que fará este ano com o ano em que nasceu e seja bem vindo ao mito......

    ResponderExcluir
  9. Charles: estou utilizando tua poesia "DO AMOR E DA CONSTRUÇÃO DA CASA", com os devidos créditos, nos projetos habitacionais de interesse social que coordeno. Devias ter uns 18/19 anos quando a publicaste no Jornal Noroeste. Lembras?
    (...!) Apesar da ausência de contato, continuo acompanhando tua trajetória de escritor/professor/oficineiro/palestrante...
    Por falar em professor, hoje tentei matricular minha filha na disciplina “Escrita Criativa” que ministras na PUCRS, mas as vagas já estavam esgotadas. Tentaremos no próximo semestre. Ela cursa Psicologia.
    Abraço/Sélia

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/9/11 17:11

    Interessantésimo.
    Charli,
    Tres grandes eventos. Tres grandes terremotos, Guarde isso.
    Estes superarão as espectativas, muito próximo, visto que os alinhamentos trarão.
    Perturbações em varias partes do mundo.
    Turbulências aqui no Brasil, ameaçam o governo, mais ministros vão cair com novos escândalos
    Alertas para as próximas enchentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
    A tensão vai voltar aumentar com o Irã por conta da Síria e de seu programa nuclear
    Só posso dizer isto.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/9/11 17:13

    Orar muito.
    Dias perturbadores se aproximam....

    ResponderExcluir