sábado, 16 de maio de 2009

O local, o nacional – temas, mercados, histórias

Este texto encontra-se agora em Para ser escritor, Editora Leya, 2010.

3 comentários:

  1. Charles,

    é tão estranho classificar a arte através de critérios geográficos quanto tentar limitar - por questões "legais" e aí entenda-se econômicas - o acesso livre às suas manifestações. Fico imaginando se fizessem isso com o conhecimento científico !! Gostei da reflexão. Abraço,

    ResponderExcluir
  2. E pasmem.... nesse dia que o Charles palestrava, eu andava pelo interior da França de carro, com o rádio ligado e, coincidentemente, eis que escuto e traduzo (no meu tosco francês), que o escritor brasileiro Charles Kiefer estava dando a honra de comparecer no evento....Até paramos, meu marido e eu, e brindamos com um vinho branco esse reconhecimento que, muitas vezes por aqui, no sul, não temos.... Dá-lhe Charles!!!!

    ResponderExcluir
  3. Com o avanço dos meios de comunicação,tomamos conhecimento de notícias que acontecem do outro lado do mundo como se tivessem ocorrido "ali na esquina "e de maneira simultânea .
    Isto faz com que as pessoas de todos os cantos do mundo acabem se identificando mais umas com as outras e apesar de diferenças culturais, no fundo todos os seres humanos possuem objetivos gerais iguais, independentemente em que local do mundo vivam.
    A felicidade por exemplo, é algo que todos querem alcançar,o que muda de pessoa para pessoa é o que realmente para cada uma é necessário alcançar para que sejam felizes.
    abs

    ResponderExcluir