sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dez contos norte-americanos

Um de meus leitores da blogosfera indaga-me quais seriam os dez melhores contos de “linguagem e trama”, os dez contos que um pretendente ao ofício de escritor não deveria desconhecer.

Questão mais que complicada. Como afirma meu aluno Guido Kopittke, o “reservatório da grande literatura não para de crescer”. E isso que não temos tempo de vida suficiente sequer para lermos, com a devida atenção, os clássicos, aqueles livros que precisamos conhecer por dignidade intelectual.

Ora, como não ter lido as peças de Sófocles, de Shakespeare, de Tennessee Williams? E Nelson Rodrigues? E Tchecov, outra vez, com seu Tio Vânia, O jardim das cerejeiras e as Três irmãs? E os grandes romances? E as grandes novelas? E os grandes líricos? E os grandes épicos?

Os dez melhores contos de linguagem e trama? Os dez melhores livros de contos? Certo, me conformarei com a provocação decimal, mas farei uma lista exclusiva com autores da terra do conto moderno. Quem sabe, mais adiante, eu arrisque umas “décimas” com outros países.

O critério de seleção, aqui, é absolutamente subjetivo. São contos que me fascinam, por este ou aquele motivo. Contos que eu próprio gostaria de ter escrito. Contos que equilibram de forma adequada o eixo dos procedimentos construtivos ao eixo dos meios expressivos.

Eis a lista:

1) “Wakefield”, de Nathaniel Hawthorne
2) “A queda da casa de Usher”, de Edgar Allan Poe
3) “De como Papai Noel veio a Simpson´s Bar”, de Bret Harte
4) “Mãos”, de Sherwood Anderson
5) “Uma rosa para Emily”, de William Faulkner
6) “Arranjo em preto e branco”, de Dorothy Parker
7) “É difícil encontrar um homem bom”, de Flannery O´Connor
8) “Os ex-patriados”, de Ray Bradbury
9) “Um dia ideal para os peixes-banana”, de J. D. Salinger
10) “Ninguém disse nada”, de Raymond Carver

7 comentários:

  1. Anônimo4/5/09 17:53

    CK, muito interessante o texto. O Blog está ótimo e não há assunto que não nos encaminhe para a reflexão do tema proposto. Achei legal a lista dos contos. Tive que concordar, pois são todos de primeira.
    Fiquei pensando quais seriam os 10 da minha lista. Aqueles que estão no meu humilde reservatório da literatura que fiz passar pelos meus olhos e que pretendo que cresça sempre, nos moldes do anunciado pelo Guido. Assim, sem pensar muito, na maior cara de pau, listei 10 que me vem à memória quando penso em coisa boa. Tomara que mais gente se arrisque e não deixe que eu pague o mico sozinho, hahahaha.
    A ordem é aleatória e aí está:
    1. Lá no Michigan - E. Hemingway
    2. Planalto em chamas - j. Rulfo
    3. Mel silvestre - H. Quiroga
    4. Uma coisinha boa - R. Carver
    5. Missa do Galo - Machado de Assis
    6. Senhorita Cora - J. Cortázar
    7. O beijo - Tchekhov
    8. Uma galinha - C. Lispector
    9. Aqueles dois - Caio F. de Abreu
    10. O possível Baldi - J.C. Onetti

    E se pensar um pouquinho, vou lembrando de tantos outros, de estilos e épocas diferentes...
    Parabéns pelo blog.
    Abração,
    Morales

    ResponderExcluir
  2. As listas sempre são complicadas mas divertidas de serem feitas. Eu, particularmente, vou esperar alguns anos para fazer a minha, já que ainda tenho muito o que ler. Como disse o CK, a gente não tem o tempo de vida suficiente para ler todas as grandes e boas obras da literatura. Ou, se não precisássemos dormir nem trabalhar, talvez conseguiríamos chegar a 10% do total (um tiro na lua). Enfim, dessa lista tirei alguns títulos que pretendo ler, apesar de ter uma série de livros e textos para ler do mestrado, mas ler é um vício insaciável. No meu meio as tais listas sempre geram polêmicas. Já li umas 30 entrevistas de grandes jornalistas que responderam a pergunta: "quais os 10 livros que são obrigatórios para quem deseja ser um bom jornalista?" e cada um dos entrevistados apresenta uma lista completamente diferente da do outro, sendo que na maioria dos casos nenhum dos livros de uma lista está na outra. Mas, como disse, é sempre legal de fazer, e para quem admira um trabalho, como eu admiro o do CK, é bom a gente saber de onde vem a fonte de inspiração do nosso mestre. Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Caro Charles, obrigado pelos Dez mais contos. Senti falta de um autor russo. A propósito, nenhum verde-amarelo? abraço, Guto Moisés

    ResponderExcluir
  4. Vixe, que vergonha!!!!! Só li dois deles. Ai ai ai essa mania de realismo fantástico, que não me deixa conhecer mais obras "da terra do conto moderno". Ótima ideia a da lista. Seguirei as dicas.

    Leila

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo o blog, Charles! Amei e vou atrás dos contos que ainda não li!
    Beijo da Lu

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/5/09 07:34

    Charles,

    Parabéns pelo blog. É sempre louvável que tenhamos veículos onde questões referentes a Literatura sejam discutidas com propriedade. Me irmano ao colega Morales e arrisco uma lista dos dez melhores contos – algo doloroso, pois sempre nos lembraremos de um outro que poderia estar na lista.
    Grande abraço,
    Marco De Curtis


    DEZ MELHORES CONTOS

    01 – Babilônia Revisitada – Scott Fitzgerald

    02 – A dama do cachorrinho – Tchecov

    03 – O Sul – Jorge Luis Borges

    04 – Vinte minutos – James Salter

    05 – Os assassinos – Ernest Hemingway

    06 – Memória de Paulina – Bioy Casares

    07 – Mojave – Truman Capote

    08 – Trezentas Onças – Simões Lopes Neto

    09 – Memnon – Voltaire

    10 – Casa Tomada – Julio Cortazar

    ResponderExcluir
  7. Sobre a lista, também deixo a minha para alguns anos mais tarde, que não tenho ainda tão vasta bagagem literária. A frase já é clichê, batida e repetida, mas de uma verdade imensa: não se tem tempo de vida para ler todas as grandes obras que todos os grandes escritores nos deixaram. E a coisa mais comum é todo o bom leitor já ter se angustiado pensando nisso alguma vez.


    Grande abraço, Charles Kiefer, e parabéns pelo blog; admiro muito a tua vontade e dedicação ao que tu gostas, sempre incentivando o contato e a aproximação de leitores por meio desses espaços. Espero que o reconhecimento por isso te traga satisfação.

    Ítalo Zen.

    ResponderExcluir