segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Liberação de "A poética do conto"

A cada dia, mais eu sinto a vontade de disponibilizar a minha obra na internet. Não fossem os meus contratos com as editoras que me publicam, lançaria tudo aqui, para quem quisesse ler, gratuitamente.

Nunca vivi de direitos autorais, nunca vendi tanto a ponto de viver de direitos autorais. Em certo período, entre 92 e 98, fiz um acordo com Roque Jacoby, meu antigo editor. Ele me pagava o salário (que eu tinha quando era funcionário da editora Mercado Aberto) e eu ficava em casa, escrevendo e estudando. Foi o período em que pude fazer faculdade, escrever vários livros, viajar por muitos lugares. Meu compromisso era apenas o de entregar a Mercado Aberto todos os meus livros. Depois, com o declínio econômico da editora, esse arranjo se desfaz. Aceitei um cargo público, de Coordenador do Livro e Literatura da SMC de Porto Alegre, e abandonei a carreira literária. Praticamente não escrevi, não publiquei. E naufraguei, literariamente falando. Seis anos depois, recomecei tudo, publicando pela Ática, pela Record, pela Manole. Mas as vendas de meus livros caíram vertiginosamente. E continuam caindo. Hoje, o único comprador de meus romances, contos e livros de ensaio sou eu mesmo, que dou os livros de presente aos meus alunos.

Por isso, tomei a decisão: vou publicar aqui, por partes, o meu A poética do conto, na versão integral. A edição da Nova Prova é parcial. Fiz alguns cortes, para retirar da obra o ranço acadêmico. Pois vou recuperar o ranço, publicando tudo aqui.

Os exemplares que eu ainda tinha em estoque (e que nos últimos anos dei de presente aos meus alunos de oficinas literárias) estão se acabando. Tentei fazer uma segunda edição, nenhuma editora se interessou. Como em outros projetos neste blog, o numeral entre parênteses será o guia de leitura.

Quem quiser acompanhar, a primeira postagem será A poética do conto (1). Já antecipo que este texto inicial não consta da edição publicada em livro. É uma espécie de síntese do que a obra contém.

3 comentários:

  1. Querido Mestre! não é verdade que o único comprador de seus livros é o sr. Não mesmo! eu mesma comprei o último que faltava para completar sua magnífica obra , na livraria cultura, o " logo tu morrerás tb", mês passado. E vou ficar feliz da vida, pois este livro Poética do Conto, eu não tenho, deve ser uma raridade, pois conheço todos os seus livros, menos este...abraços de luz

    ResponderExcluir
  2. A internet é instantânea. Chega na hora na tela do leitor mais distante. Mas também pode ser cruel, quando dá a impressão de desinteresse.

    Fazia um tempo que não passava por aqui. Não pelo tal desinteresse, mas por pura falta de tempo (ah, as repetições!). Mas sempre, repito, SEMPRE que preciso pesquisar sobre literatura, minha primeira parada é aqui. Antes de mais nada, quero saber se o Kiefer já opinou no blog sobre determinado assunto. E aí, como é bom encontrar os textos do mestre!

    Publique, sim, A Poética do conto! Se não for hoje, será amanhã o dia em que um leitor desatento como eu se surpreenderá ao encontrar uma obra como essa ao alcance de alguns cliques.

    Um grande abraço,
    André Roca

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo,

    A universidade de Chicago gostaria de obter um exemplar do livro A poética do conto. Gostaria que me informasse se é possivel adquirir um exmeplar ainda.

    Abr.

    Carlos Magno

    Susanne Bach Comércio de Livros
    Rua Visconde de Caravelas, 17
    Botafogo / Rio de Janeiro - RJ CEP 22271-021
    CNPJ: 34.161.273/0001-30 / Insc. 81.284.261
    Tels.: (***21) 2539-3590 Fax.(***21)2527-6940

    ResponderExcluir