quarta-feira, 15 de junho de 2011

A quietude do Sol

O Sol, meus caros leitores, anda cansado e vai entrar num período de quietude. Por algum tempo, talvez por décadas, aquelas manchas solares vão desaparecer. Desde 1645, os astrônomos as acompanham. No século XVII, as manchas sumiram por 70 anos. E sabem o que aconteceu aqui embaixo, no planetinha Terra? A glaciação levou a Europa à fome, pois o solo ficou tão congelado que os arados e as enxadas se quebravam...

Em 2015, o Sol não terá mais aquelas manchas que tanto intrigaram a Galileu Galilei. Hoje, o SOHO faz essa pesquisa diariamente. Sou desses astrônomos amadores que acompanham a atividade solar comodamente em casa, ao computador.

O Ciclo da Cornucópia, como costumo denominar esse período de calor da Revolução Industrial, está chegando ao fim. Uma nova glaciação vem por aí. Baseio-me, principalmente, na mitologia, para irritação profunda daqueles que se julgam cientistas. Cientista, meu caro, cientista verdadeiro não despreza nenhuma variável. O conhecimento astronômico dos antigos ombreava com os nossos telescópios e modelos matemáticos computadorizados. Com a compreensão profunda dos fenômenos naturais, sem separar as partes do todo, eles foram capazes de prever o futuro que nos esperava. Infelizmente para nós, o futuro deles é o nosso presente.

Repito: não é por acaso que os Maias falavam em Baktun. 21 de dezembro de 2012 é data de fechamento de mais um ciclo. Quem inventou que os maias teriam previsto o fim do mundo para essa data é um idiota. Além da desinformação, é um desrespeito com a sabedoria astronômica desse povo. O que nós ainda não sabemos é por que eles, em massa, abandonavam as suas grandes e poderosas cidades nas proximidades dos fechamentos dos baktuns.

Aproveitem os verões dos próximos 4 anos. De preferência, viajando para as montanhas, E, para 2015 em diante, façam uma boa provisão de livros, porque lá fora vai fazer frio de ranguear cusco, como dizemos nós, os gaudérios. Leitura, em tempos de glaciação, é uma boa pedida.

3 comentários:

  1. Gosto tanto do frio e dos livros, que vou torcer pra que 2015 chegue rápido ... de verdade ... Quem sabe um pouco mais de meditação e recolhimento faça bem pra humanidade ... bj. Luiza

    ResponderExcluir
  2. acho que não vai ser preciso chegar o ano de 2015, com o frio que está fazendo a era glacial ja começou agora.

    ResponderExcluir
  3. acho que com frio que esta fazendo não vai ser preciso esperar 2015....a era glacial ja começou agora.

    ResponderExcluir