Aspectos físicos
01. Etnia
02. Sexo
03. Idade
04. Altura
05. Peso
06. Aparência geral
07. Cor do cabelo
08. Olhos
09. Pele
10. Voz
11. Saúde
12. Cores preferidas
13. Jeito de caminhar
14. Postura habitual
15. Gestos
Aspectos sociais
01. Nacionalidade (procedência)
02. Onde vive (cidade, país, lugar, região)
03. Classe social
04. Lugar que ocupa no seu meio social
05. Se está de acordo com o meio
06. Educação
07. Vida familiar (os pais, os filhos, se vivem, relacionamento, antepassados que interfiram)
08. Estado civil
09. Relacionamento com a pessoa amada
10. Vida econômica
11. Religião
12. Idéias políticas
13. Passatempos
14. Onde vive (como é a casa)
Aspectos psicológicos
01. Vida sexual
02. Normas morais
03. Correspondem à religião?
04. Atitude frente à vida (filosofia pessoal)
05. Ambição – o que espera conseguir?
06. Qual o maior objetivo na vida?
07. Pelo que se interessa profundamente?
08. Contratempos e desenganos
09. Temperamento
10. Complexos e inibições.
11. Qualidades e faculdades intelectuais.
12. Tem alguma psicopatia? (fobia, alucinação, mania, etc.)
Aspectos literários
01. Em que parte da obra aparece?
02. O que faz dentro da obra? (ações físicas)
03. No começo da obra, o que sente pelos outros personagens?
04. O que sentem os demais em relação a ele?
05. O que dizem a respeito dele?
06. Qual a sua relação com o protagonista?
07. Que tipo de relacionamento tem com os demais personagens?
08. Qual o seu objetivo máximo, na obra?
09. Consegue atingir seu objetivo máximo?
10. Para alcançar seu grande objetivo que gradação de objetivos menores tem que enfrentar?
11. Que obstáculos se antepõem a cada um de seus objetivos?
12. Qual a reação frente às dificuldades?
13. Causa dano ou benefício a alguém?
14. No decorrer da obra, mudam seus sentimentos em relação aos outros?
15. Mudam os sentimentos dos outros em relação a ele? Por quê?
(Esta é uma síntese dos aspectos que Stanislavski considerava importante para a composição da personagem teatral. Pode, tranquilamente, ser adaptada, como foi feito aqui, à composição da personagem literária. CK)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ah Charles, enfim voltastes a escrever no blog, eu estava sentindo falta. Esta síntese associada à tuas dicas em oficina e o curso A construção da Personagem do Assis Brasil, é material precioso para nós, os aprendizes.
ResponderExcluirColegas, participei do curso do Assis na oficina do Kiefer e recomendo. Os dois Mestres são magníficos, não há dúvida que um complementa o outro.
Muita Paz e muita Luz para todos.
Judith.
Kiefer,
ResponderExcluirAproveito essa postagem e o comentário da tua aluna, acima, para te sugerir algo: que tal se criasses uma maneira de disponibilizar, on line, o conteúdo de suas oficinas na web? Obviamente seria material pago, o aluno o acessaria com senhas etc. Pense nos que curtem o seu talento, seu trabalho e, graças à distância, não têm (nem terão, nunca) como participar de tuas oficinas. O que lhe parece? Pense aí, homem, pense aí...
abç
Cesar Cruz
S.Paulo, Capital
Kiefer,
ResponderExcluirMuito interessante o roteiro !
Individualiza bem cada personagem e faz com que o leitor possa captar exatamente a ideia e a cena imaginada pelo autor em detalhes.
abraço,
Leticia
Olá Kiefer
ResponderExcluirTenho 12 anos e fui a um bate-papo com o senhor em Igrejinha, você é muito legal e fala bem. Espero um dia ser seu aluno na PUC e guardar seus livros para sempre. Sou muito seu fã!