quarta-feira, 10 de junho de 2009

Leitura de originais

Este texto encontra-se agora em Para ser escritor, Editora Leya, 2010.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, Charles. O trabalho intelectual muitas vezes não é reconhecido como uma atividade remunerada. Ler criticamente tem preço, tal qual o exigido por construtor, pedreiro ou o que for para levantar uma parede de tijolos. Talvez, esse trabalho de leitura seja até bem mais estafante.
    O texto "Leitura dos originais" me faz prosseguir no meio intento. É por isso que, seguindo os passos de outro escritor (Alpheu Godinho), reescrevo meus contos, levo-os para oficina, colho as opiniões, refaço-os, releio-os em aula até alcançar o ponto que julgue que estão prontos.
    Obrigado pelo estímulo.
    Abraço
    Morales

    ResponderExcluir
  2. Concordo com ressalvas. Cada geração de escritores é formada, em parte, pela geração que a precede. Se não há espaço para uma gentileza, um correr de olhos pelo texto, uma palavra de estímulo ( ou um silêncio enfático), como se dará esta renovaçao? A história da literatura é repleta desta relação carinhosa entre o escritor experiente e consagrado e o novato com talento e esperança. Nem sempre se tem dinheiro, seja para pagar o crítico, seja para frequentar oficina.
    O que não pode faltar é bom senso ( originais de 200 páginas cheias de rasuras à caneta) e humildade para receber um não.
    Marcel Citro

    ResponderExcluir
  3. essa coisa de pagar pela alma é complicado. pensar nisso, dói.

    ResponderExcluir